sábado, 12 de fevereiro de 2011
"BLACK RIO"
Banda Black Rio é um grupo carioca formado em 1976 pelo saxofonista Oberdan Magalhães pelo trompetista José Carlos Barroso (Barrosinho) juntamente com o guitarrista Claudio Stevenson, Luiz Carlos Batera .o baixista Jamil Joanes, Lucio Trombone e o tecladista Cristovao Bastos com repertório fundamentado na música funk misturada com samba, jazz e ritmos brasileiros. A Banda gravou cinco discos, que tiveram grande aceitação da crítica internacional. Além de composições próprias, a Banda Black Rio gravou suas versões para canções como "Na Baixa do Sapateiro"
(Ary Barroso), "Casa Forte" (Edu Lobo), etc. Comparada a outros grupos de soul-funk estrangeiros como Earth, Wind & Fire, Kool & the Gang, Booker T. & the M.G.'s , a Banda Black Rio desenvolveu a soul music instrumental brasileira e acabou virando objeto de culto nas pistas de dança da Europa e Japao em meados da década de 1980 ate o presente. A Banda Black Rio nao esta associada de forma nenhuma com a nova Black Rio.
O nome da banda, Black Rio, já dá uma pista do som: uma black music de sotaque carioca, que temperava o funk/soul americano com o suingue do samba e uma pitada de jazz.Fundada em meados dos anos 70 pelo saxofonista Oberdan Magalhães, a banda gravou três discos: Maria Fumaça, produzido por Mazola, foi o primeiro álbum e originalmente lançado em 1977, no mesmo ano a canção que da nome ao álbum foi o tema de abertura da telenovela Locomotivas da Rede Globo. Gafieira Universal, o segundo, foi produzido por Durval Ferreira e lançado em 1978. Este álbum marcou a estréia do grupo na RCA. Faixas como Rio de Fevereiro e Cravo e Canela mostram como o som do grupo continua black, carioca e moderno. O terceiro álbum, Saci Pererê,foi lançado em 1980.
Discografia
1977 - Maria Fumaça
1978 - Gafieira Universal
1980 - Saci Pererê
1978 - Bicho Baile Show, de Caetano Veloso
Participações
1977 - O Dia em que a Terra Parou, de Raul Seixas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário