quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"VíMANA"


Vímana foi uma banda brasileira de rock progressivo da década de 1970 que passou por quatro fases distintas. Contou com Ritchie (vocal e flauta), Lulu Santos
(vocal e guitarra), Luiz Paulo Simas (teclados), Lobão (bateria),
e Fernando Gama (baixo). No final dos anos 1970, o Vímana chegou a ensaiar com o tecladista suíço Patrick Moraz (ex-Yes).
A expulsão de Lulu Santos da banda por Moraz acabou por desfazer o grupo.

Originalmente a banda contava com Luiz Paulo Simas (teclados) e Candinho (bateria), vindos da banda Módulo 1000, Lulu Santos (guitarra e vocais) e Fernando Gama (baixo), ex-membro do Veludo Elétrico . A banda realizava apresentações e os quatro trabalhavam como músicos de estúdio para outros artistas. Com a saída de Candinho, em 1975, Lobão e Ritchie entram para a banda , que tornaram-se a formação mais conhecida do Vimana. Com sucesso, a banda lançou, pela Som Livre, o compacto Zebra, além de ter gravado um LP inédito até hoje, arquivado na época com a alegação de não haver público para o rock no Brasil.

Pouco depois, a banda conheceria depois Patrick Moraz (ex-Yes). O músico suíço pretendia montar um novo grupo, intitulado Patrick Moraz Band e formado pela maioria dos integrantes do Vímana, com exceção de Lulu Santos, a quem o tecladista desprezava. A expulsão de Lulu do Vímana por parte de Moraz ocasionou desentendimentos entre o ex-músico do Yes e os outros integrantes, dissolvendo a banda. Ritchie, Lobão e Lulu Santos se dedicaram a carreiras solo de grande sucesso no rock brasileiro dos anos 80. Patrick Moraz, por sua vez, se encontra em carreira solo, em trabalhos voltados para o piano.

Discografia

1977 - Zebra
1977 - Vimana (disco inédito)

Integrantes

Primeira formação (1974-1975)

Lulu Santos (vocal e guitarra)
Luiz Paulo Simas (teclados)
Fernando Gama (baixo e vocal)
Candinho (bateria)

Segunda formação (1975-1977)

Lulu Santos (guitarra e vocal)
Luiz Paulo Simas (teclados e vocal)
Fernando Gama (baixo)
Ritchie (vocal e flauta)
Lobão (bateria)

Terceira formação (1977)

Lulu Santos (guitarra e vocal)
Luiz Paulo Simas (teclados e vocal)
Fernando Gama (baixo)
Ritchie (vocal e flauta)
Lobão (bateria)
Patrick Moraz (teclados, ex-Yes)

Quarta formação (1977-1978)

Patrick Moraz (teclados)
Luiz Paulo Simas (teclados e vocal)
Fernando Gama (baixo)
Ritchie (vocal e flauta)
Lobão (bateria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário